terça-feira, 22 de abril de 2008

Proibição de celulares nas salas de aula

Pois é, pessoal, agora é pra valer. Foi publicada no Diário Oficial do Rio de Janeiro no dia 14/04/2008 a Lei 5222, de 11 de abril de 2008, que proíbe o uso de celulares nas salas de aula de escolas públicas estaduais.

[Clique aqui para acessar a publicação no Diário Oficial.]

Há muito se discute o uso dos celulares "com educação" em ambientes onde se exige concentração e/ou silêncio dos seus freqüentadores, como os cinemas, escolas, hospitais, teatros etc. Mas sempre encontramos aquela pessoa que não liga muito e acaba sendo inconveniente. No caso específico das salas de aula, realmente é um incômodo. Tanto para os professores quanto para os alunos que estão tentando se concentrar na aula e são interrompidos pelo toque de um celular alheio.

Para usar o celular é preciso, acima de tudo, bom senso. Se você está esperando uma ligação importante de sua família, peça para ligarem para a escola, ou, se não tiver jeito, ponha o celular na função silencioso ou algo semelhante. Converse antes da aula com o seu professor e explique que poderá receber uma ligação importante de sua família (pais ou responsáveis), e, se isso ocorrer, se pode sair para atender.

A lei é bem clara e objetiva no seu Artigo 1º: Fica proibido o uso do telefone celular nas salas de aula das escolas públicas estaduais. Como o tipo de uso não é especificado, não pode ser usado para ouvir músicas, inclusive. E, como também não é especificado que a proibição seja restrita aos alunos, os professores também estão proibidos de usá-lo nas salas de aula, vale ressaltar.

Nenhum comentário: